"O credo contem a síntese da fé"
Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.
24 de agosto de 2016
A presença do Espirito Santo na vida da igreja
"O Espirito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem as minhas testemunhas..." (At 1, 3-8)
O Espírito Santo é a alma, a força transformadora, o guia da igreja. Depois da ressurreição de Jesus, os apóstolos, obedientes e confiantes nas palavras de Jesus, que prometera não deixá-los órfãos, mas que enviaria o Espírito Santo, permaneceram reunidos na esperança dessa promessa. Os apóstolos e os discípulos permaneceram reunidos. Tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres, entre as quais Nossa Senhora, e aguardavam o Espírito Santo prometido por Jesus. No dia de Pentecostes, veio do céu um barulho como sopro de um forte vendaval que encheu a casa onde eles se encontravam e, como línguas de fogo, repousaram sobre eles. Foi um dia extraordinário para eles, que havia cinquenta dias esperavam o Espírito Santo prometido por Jesus. O Espírito Santo transformou aquelas pessoas, que de lá saíram anunciando a todos Jesus ressuscitado. A festa de Pentecostes aconteceu em Jerusalém, que naquela ocasião estava cheia de peregrinos de todas as partes do mundo. Era gente piedosa, vigilante aos apelos de Deus. Os peregrinos se perguntavam: O que quer dizer tudo isso?
Esse acontecimento fez nascer a Igreja de Jesus. Assim como o espírito dá vida ao corpo, também da vida a igreja, que tem a missão de levar a boa nova da salvação até as extremidades da terra. Cheios do Espírito Santo, os apóstolos adquiriram uma nova compreensão de Jesus e de tudo o que ele havia dito e feito.
Você sabe quais são os dons do Espirito Santo?
E quem distribui esses dons?
"Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espirito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer." (1 Coríntios 12:11)
O Espirito Santo é o encarregado de "distribuir" os dons:
- Baseado em sua onisciência;
- Sabe onde seremos uteis e necessários;
- Sabe quais as carências da igreja;
- Conhece a capacidade de cada servo.
Assinar:
Postagens (Atom)