24 de setembro de 2016

O "Selo do Espírito": Somos consagrados

"Sabemos que estamos nele e ele em nós, por nos haver dado seu Espírito" (1Jo 4,13)


Deus marcou-nos com seu selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito (2Cor 1:21-22). Este selo do Espírito Santo marca a presença total a Cristo, a mobilização para o seu serviço para sempre, mas também a promessa da proteção divina.

 "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade." (2tm 2:19)

Louve a Deus porque ele te marcou com seu selo, louve a Deus por ter recebido esse selo em seu batismo e coloque toda sua força rezando esta oração de agradecimento a Deus. Peça a Deus que você utilize o seu selo, peça a Deus que ele te faça seguir o selo, e mostrar para o mundo como Deus é bom, como é grande a sua misericórdia e como você o ama. Rezemos juntos: 

"É nosso dever e salvação
dar-vos graças, sempre em todo lugar
Senhor, Pai santo,
Deus eterno e todo-poderoso,
por Cristo, Senhor nosso.
No batismo, nos concedeis o dom da fé,
fazendo-nos participantes
do Mistério Pascal de vosso Filho.
Pela imposição das mãos 
e a unção real do crisma,
confirmais-nos com o selo do Espírito Santo,
para celebrar o milagre de Pentecostes.
Ungidos pelo Espírito,
alimentados no banquete eucarístico,
tornamo-nos imagens de Cristo Senhor
para anunciar ao mundo a certeza da salvação,
e dar,na igreja, o testemunho da fé redentora.
Reunidos, aqui,
reconhecemos em vós a fonte de todo o bem
e o fundamento de nossa paz. 
Enquanto esperamos a plenitude eterna,
proclamamos a vossa glória."   

Certo dia ouvi uma historia que dizia assim:
"Dois  irmãos  que  moravam  em  fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho,  entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas  agora  tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido,
finalmente  explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua  porta.

"Estou  procurando  trabalho. Sou  carpinteiro. Talvez  você tenha algum serviço para mim."
 "Sim,  disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do  meu  vizinho.  Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."
 "Acho  que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos."

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.

O   homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.

Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte  foi  construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou  enfurecido e falou:
"Você  foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei."

Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão  se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu  lado do rio.

O irmão mais novo então falou:
"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse."

De  repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se,  chorando no meio da ponte.

O  carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
"Espere, fique conosco!  Tenho outros trabalhos para você."

E o  carpinteiro respondeu:
"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir..."

Já  pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas  e  muros  e  passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e  principalmente nossos  inimigos...

Muitas vezes desistimos de quem  amamos  por  causa  de  magoas  e mal entendidos.

Vamos deixar  isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

Construa pontes ao seu redor!"

Lembre-se sempre, ungidos e pessoas marcadas pelo selo constroem pontes, não muros. Seja o carpinteiro e construa pontes!



Retire 5 min do seu dia e pense nessa questão:
Eu estou vivendo como selo do Espírito? Tenho cumprido com o meu propósito? Tenho sido ponte e não um muro?

24 de agosto de 2016

Credo: Profissão de fé

"O credo contem a síntese da fé"



Profº Felipe responde O que é o Credo


A presença do Espirito Santo na vida da igreja

"O Espirito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem as minhas testemunhas..." (At 1, 3-8) 


O Espírito Santo é a alma, a força transformadora, o guia da igreja. Depois da ressurreição de Jesus, os apóstolos, obedientes e confiantes nas palavras de Jesus, que prometera não deixá-los órfãos, mas que enviaria o Espírito Santo, permaneceram reunidos na esperança dessa promessa. Os apóstolos e os discípulos permaneceram reunidos. Tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres, entre as quais Nossa Senhora, e aguardavam o Espírito Santo prometido por Jesus. No dia de Pentecostes, veio do céu um barulho como sopro de um forte vendaval que encheu a casa onde eles se encontravam e, como línguas de fogo, repousaram sobre eles. Foi um dia extraordinário para eles, que havia cinquenta dias esperavam o Espírito Santo prometido por Jesus. O Espírito Santo transformou aquelas pessoas, que de lá saíram anunciando a todos Jesus ressuscitado. A festa de Pentecostes aconteceu em Jerusalém, que naquela ocasião estava cheia de peregrinos de todas as partes do mundo. Era gente piedosa, vigilante aos apelos de Deus. Os peregrinos se perguntavam: O que quer dizer tudo isso?
Esse acontecimento fez nascer a Igreja de Jesus. Assim como o espírito dá vida ao corpo, também da vida a igreja, que tem a missão de levar a boa nova da salvação até as extremidades da terra. Cheios do Espírito Santo, os apóstolos adquiriram uma nova compreensão de Jesus e de tudo o que ele havia dito e feito.


Você sabe quais são os dons do Espirito Santo?


E quem distribui esses dons?

"Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espirito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer." (1 Coríntios 12:11)

O Espirito Santo é o encarregado de "distribuir" os dons:
  •  Baseado em sua onisciência;
  •  Sabe onde seremos uteis e necessários;
  •  Sabe quais as carências da igreja;
  •  Conhece a capacidade de cada servo.
Nao é nossa função dizer ao Espirito Santo quais dons queremos, nem onde trabalhar nem onde colher, mas podemos rezar pelos dons, para que por intermédio do Espirito, nos seja dado dons segundo manda a santa igreja católica, rezando a seguinte oração: 


21 de julho de 2016

Jesus me convida a ressuscitar com ele

"Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês." (Rm 8, 11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado.
2Encontraram removida a pedra do sepulcro,
3mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus.
4Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.
5Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?
6Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia:
7'É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia' ".
8Então se lembraram das palavras de Jesus.
9Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.
10As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.
11Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.
12Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.
 - Palavra da salvação.
-Gloria a vós senhor.

A ressurreição de Jesus é o centro da nossa fé e o fundamento de nossa esperança. Ressuscitar significa ressurgir, renascer. Jesus nos convida todos os dias a renascer com ele na igreja, e principalmente renascer na fé.  

É necessário que todo cristão tenha a consciência disso, de que se nossa fé não se renova, e ressuscita todos os dias, ela não vive. Jesus ressuscitou para mostrar para aqueles que duvidaram dele, que ele era filho do Deus vivo, somos convidados hoje para ressuscitar com Jesus, e ressuscitar nossa fé.


A fé na ressurreição de Jesus é algo tão essencial para o cristão que São Paulo chegou a escrever: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e vazia também a vossa fé” (1Cor 15, 14).

A ressurreição de Cristo não é apenas o milagre físico. Não se trata do mesmo evento que ocorreu com outros personagens bíblicos como a filha de Jairo (cf. Mc 5, 22-24) ou Lázaro (cf. Jo 11, 1-44), que foram trazidos de volta à vida por Jesus, mas que, mais tarde, num certo momento, morreriam fisicamente. Trata-se de uma ressurreição para vida eterna, ao lado de Deus seu pai.

Jesus me convida a ressuscitar com ele

"Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês." (Rm 8, 11)


A ressurreição de Jesus é o centro da nossa fé e o fundamento de nossa esperança. Ressuscitar significa ressurgir, renascer. Jesus nos convida todos os dias a renascer com ele na igreja, e principalmente renascer na fé.  

É necessário que todo cristão tenha a consciência disso, de que se nossa fé não se renova, e ressuscita todos os dias, ela não vive. Jesus ressuscitou para mostrar para aqueles que duvidaram dele, que ele era filho do Deus vivo, somos convidados hoje para ressuscitar com Jesus, e ressuscitar nossa fé.

A fé na ressurreição de Jesus é algo tão essencial para o cristão que São Paulo chegou a escrever: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e vazia também a vossa fé” (1Cor 15, 14).

A ressurreição de Cristo não é apenas o milagre físico. Não se trata do mesmo evento que ocorreu com outros personagens bíblicos como a filha de Jairo (cf. Mc 5, 22-24) ou Lázaro (cf. Jo 11, 1-44), que foram trazidos de volta à vida por Jesus, mas que, mais tarde, num certo momento, morreriam fisicamente. Trata-se de uma ressurreição para vida eterna, ao lado de Deus seu pai.

20 de julho de 2016

Jesus amou até o fim

'Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros.' 

(Jo 13,34)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
33Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda.
34Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.
35O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. "Salvou os outros", diziam; "salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido."
36Os soldados, aproximando-se, também zombavam dele. Oferecendo-lhe vinagre,
37diziam: "Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo".
38Havia uma inscrição acima dele, que dizia: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
39Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!"
40Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?
41Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
42Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".
43Jesus lhe respondeu: "Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".
-Palavra da Salvação
-Gloria a vós, senhor.
Jesus como homem aqui na terra, personificou o amor de Deus em uma vida de serviço e pregação do Reino. "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 15,1). A cruz que até então era instrumento de humilhação e vergonha, passa a ser a revelação do amor de Deus, que ama, consola e nos dá a certeza de que todo o sofrimento tem sentido no sofrimento amoroso de Jesus. Pela morte de Jesus, a cruz tornou-se símbolo de vida e ressurreição.
Reconhecer o amor de Jesus por nós é extremamente importante para que possamos iniciar uma fé bem fundamentada, se não conhecemos o tamanho do amor de Jesus por nós, como podemos o amar quase na mesma medida, já que não é possível amar tanto quanto ele amou.


Jesus Promete o Espirito Santo

'Ele dará a vocês o Espirito da Verdade' 

(Jo 14, 15-17)

— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
15Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

(João 14:15-21)
A presença do Espirito Santo em nossa vida é algo presente e constante, principalmente em momentos de angustia e dor. O Espirito Santo é o enviado de Cristo para que nós não ficássemos desamparados, quando jesus ressuscitou e subiu aos céus. Jesus nos apresenta no evangelho que não nos deixaria órfãos, mas que voltaria para nós. Esse voltar não significa ele retornar a uma vida mundana, já que sua passagem pela terra foi para que a humanidade caísse em si do que estava tornando-se, mas uma volta de algo que o representasse e principalmente mostrasse o quanto ele nos ajudava.
O Espirito Santo é o fogo ardente que não tem explicação, o calor que nos é tocado e não sabemos qual é a origem. O sopro do Espirito Santo engrandece a alma e o corpo, e nos mostra o poder do nosso Deus. No batismo, quando nascemos para o mundo de Deus, a primeira chama do Espirito Santo é acesa, na Eucaristia também e por fim no crisma, quando renovamos as promessas do nosso batismo.
Antes de qualquer ação do dia, alem das nossas orações diárias, é importante invocar o Espirito Santo, já que ele é a Trindade Santa em nosso meio. Rezando o Vinde Espirito Santo


Logo após, é importante invocar os dons do Espirito Santo para nosso meio, para que todos eles estejam a frente das nossas ações:

Do mais, compreender a importância do Espirito Santo leva tempo, mas todo aquele que sente a ardência no peito para evangelizar e adorar a Deus, não tem duvidas da presença deste em nós.