15 de novembro de 2015

O amor de Deus em nós: uma aliança eterna

"Farei com eles uma aliança eterna e nunca deixarei de fazer-lhes o bem" (Jr 32,40)


Quando Deus faz uma aliança ele sempre cumpre sua parte. Deus não se esquece de suas promessas. A Bíblia está cheia de exemplos de Deus cumprindo sua parte, mesmo quando os homens quebram a aliança.
Na Bíblia Deus fez uma aliança com o povo de Israel para serem seu povo especial. Israel obedeceria a Deus e ele cuidaria da nação. Deus também prometeu que o Salvador do mundo viria de Israel.
Quando Jesus veio, Deus estabeleceu uma nova aliança com toda a humanidade: quem aceitar Jesus como seu salvador é adotado como filho de Deus e Deus estará com ele para sempre. Essa nova aliança completou a primeira aliança. Agora todos temos acesso a Deus, por meio de Jesus.


Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim".

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário